Nesse post vou dar 5 dicas que eu aprendi com as experiências que tive desde quando comecei a criar gosto pela fotografia, então vamos lá:
Você gosta de fotografia? Até se arrisca a fotografar mas não gosta muito do resultado, ou, tem vontade de começar a fotografar mas não sabe bem por onde começar, que câmera comprar, como conseguir fazer boas fotos?
Fique tranquilo que isso acontece com quase todas as pessoas que começam a pegar o gosto pela fotografia.
Se arriscam tirando algumas fotos, mas o resultado acaba desanimando e a pessoa desiste de continuar tentando, e às vezes nem tentam, como não sabem como começar se sentem inseguras e acabam nunca começando… E isso nos leva a primeira dica:
1. Não tenha medo de começar e errar!

A primeira vez que você dirigiu um carro, ou então subiu em uma bicicleta já saiu realizando manobras e fazendo baliza?
A não ser que você seja o próximo Airton Senna provavelmente sua resposta vai ser não… Manobrou por quase 5 minutos, suou frio, e no final ainda conseguiu estacionar fora da vaga. Deve também ter caído algumas vezes até conseguir se equilibrar em cima da bike e pedalar alguns metros… Mas com o passar do tempo você foi realizando essas atividades mais vezes, aprendendo e melhorando suas habilidades.
E com a fotografia funciona da mesma maneira, você precisa fotografar, e fotografar novamente, e continuar fotografando.
Suas primeiras fotos talvez não vão ser bem como você imaginou, mas com o passar do tempo você vai aprendendo como reproduzir a fotografia que você tem em mente na lente da câmera.
Então essa é a primeira dica: Pratique muito, na fotografia você aprende errando!
Agora que você já sabe que a melhor maneira de aprender é praticando, vai a segunda dica:
2. Explore ângulos e posições diferentes de um mesmo objeto:


Você pegou sua câmera e saiu determinado para fotografar, mas, não sabia o que fotografar… Isso também é mais comum do que você imagina, afinal, lembra que você nunca fez isso antes né?
Fique calmo, não tenha pressa e observe o ambiente em sua volta, mude o ângulo da sua visão, se abaixe, sente no chão, se ajoelhe e veja como a sua percepção do ambiente a sua volta vai mudar. Pegue sua câmera e imagine que ela seja seus olhos agora, mude ela de posição, mais para baixo, para cima, virada mais para a direita, e vá fotografando…
Ache alguma coisa que te desperte interesse, uma flor pode ser um ótimo objeto para começar, e vá fotografando, mais de perto, de longe, de cima para baixo e de baixo para cima, analise os diferentes resultados e veja como a mesma flor pode ser mostrada de diversas maneiras diferentes!
Sempre tirar mais de uma foto do seu objeto ou paisagem, tentando mudar seu ângulo de visão, assim, você estará desenvolvendo seu olhar fotográfico!
E assim chegamos a dica número 3:
3. Busque referências visuais:


Estamos na era digital, você encontra tudo o que quiser na internet, então use-a a seu favor, busque referência de fotos e fotógrafos mais experientes que você e tente fazer reproduzir essa foto. Ache uma cena parecida com sua referência e busque chegar o mais próximo possível dela. Assim você vai criando intimidade com a câmera e suas funções!
E é na internet que também está a quarta dica:
4. Estude!


Como já disse a internet está aí para você usar…
Agora que você já está mais à vontade com a câmera na mão, já arrisca até a publicar algumas fotos, está na hora de ir um pouco mais afundo, entender um pouco mais sobre a fotografia.
Existem milhares de vídeos no youtube, fóruns de bate-papo, sites com artigos e blogs como este que você está lendo, aonde tem muita informação, basta apenas você tirar um tempinho e estudar.
Pode ser que no começo você se sinta perdido no meio de tanta informação, números sem sentido, nomenclaturas, mas lembre-se do exemplo do carro e da baliza… Tenha paciência e vá com calma, aos poucos, estude um pouco e tenha sempre a câmera do lado para levar o que você acabou de estudar na prática, isso torna o processo bem mais dinâmico e fácil! No final do post vou colocar alguns links de páginas para você começar seus estudos! E se você realmente pegar gosto pela coisa, e desejar se profissionalizar existem até cursos de graduação em fotografia, como o curso oferecido pela Univille em Joinville, Santa Catarina (http://www.univille.edu.br/pt_br/cursos/fotografia/596681).
Depois de conhecer mais as funções básicas e de como uma câmera funciona, você já vai estar pronto para a quinta dica:
5. Saia do automático!

Calma… Sua câmera não vai explodir, queimar , você não vai “desconfigurar” ela e nunca mais conseguir ligar.
É isso que muitas pessoas entendem que vai acontecer se elas começarem a “fuçar” nos botões e configurações da câmera. Mas não é bem por aí, fazendo isso você vai aprendendo o que cada função faz e como isso impacta no resultado da sua foto.
ISO, WB, F:… cada uma dessas siglas interferem no resultado final da sua foto, e vai ser apenas alterando elas e você mesmo vendo os resultados dessas alterações na sua foto que vai entender a melhor forma de aplicá-las na sua foto!
Lembre-se de que, no modo automático quem realmente manda é a câmera, você só está encarregado de apontá-la, e ela diz o que vai ser melhor para aquela foto, e certamente como você é um aspirante da fotografia não quer isso, você quer dominar a foto, e deixá-la como você quiser!
E lembra da dica número um? Aqui ela entra novamente (aliás ela é a dica coringa da fotografia, e funciona em todos os casos, e em todos os níveis de conhecimento).
Pratique, erre, erre novamente, e assim seguimos aprendendo sempre um pouco mais, e aprimorando nosso conhecimento!
E se você gostou dessas dicas, fique ligado que nos próximos posts vou falar um pouco mais sobre isso!
Obrigado pelo seu tempo, espero que tenha ajudado com alguma coisa!
Links:
PhotoPro: https://www.photopro.com.br/tutoriais-gratis/35-dicas-fotografia-iniciantes/
Emania: https://blog.emania.com.br/
Alguns canais do Youtube: https://catracalivre.com.br/educacao/15-canais-no-youtube-para-quem-quer-manjar-de-fotografia/